O que são Fundos Imobiliários?

Tempo de leitura: 4 minutos

Respondendo de forma de bem objetiva: Fundos Imobiliários são a maneira mais inteligente, simples e eficaz de acessar o mercado imobiliário e obter renda passiva mensal.

Na maioria das vezes, é mais lucrativo e menos trabalhoso do que adquirir diretamente imóveis para locação.

Diria, ainda, que essa é a maneira mais democrática de obter renda imobiliária. Muitos fundos têm cotas negociadas por preços que permitem o acesso fácil para quase qualquer pessoa que tenha alguma capacidade de poupança.

Apesar do nome, não tem nenhuma semelhança com os fundos bancários. Aqueles que a maioria dos investidores estão acostumados a acessar pelo banco.

Nesse artigo você vai aprender:

  •  Como um fundo imobiliário funciona;
  •  As principais vantagens para o investidor.

Como um fundo imobiliário funciona

Um Fundo Imobiliário é a união do mercado imobiliário com o mercado de capitais. O termo “mercado de capitais” pode inibir investidores iniciantes, que por desconhecimento, têm receio. Mas aqueles que não se inibem, logo descobrem que o mercado de capitais oferece diversas opções de investimento para quem está disposto a ter um mínimo de dedicação.

Fundos Imobiliários são fundos de investimento que reúnem investidores com o propósito de realizar investimentos imobiliários. Um investidor de Fundos Imobiliários possui cotas do fundo. Cotas são pequenas frações do patrimônio.

A principal atividade de um fundo imobiliário é adquirir imóveis para alugar e gerar renda. Mas eles também podem realizar outras atividades dentro do mercado imobiliário. Falaremos sobre essas outras opções de investimento em um outro artigo.

Os Fundos imobiliários devem distribuir 95% do lucro. A grande maioria realiza essas distribuições mensalmente. Isso faz com que eles sejam excelentes geradores de renda para o investidor.

Aquele que possui recursos aplicados em um fundo é chamado de cotista. Os cotistas compram e vendem suas cotas em bolsa de valores. Com a praticidade do home broker, qualquer um pode ter acesso a excelentes fundos imobiliários.

Um Fundo Imobiliário pode possuir somente parte de um imóvel, pode possuir um imóvel inteiro ou até mesmo dezenas de imóveis, mas como ele é negociado em frações, fica fácil adquirir cotas com pouco dinheiro. Alguns fundos têm suas cotas negociadas por menos de R$ 100,00. Isso torna o acesso possível para investidores com poucos recursos.

A gestão dos recursos do fundo, tomadas de decisão de investimento, negociação de contratos de aluguel, reformas nos imóveis e toda atividade administrativa e operacional é realizada por profissionais especializados e não depende da interferência do investidor.

Por fim, tudo isso é fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).


As principais vantagens para o investidor

  • Acesso a imóveis de alto padrão:

O grande volume de recursos que um fundo imobiliário possui, permite a aquisição de imóveis de altíssimo padrão e nas melhores localizações.

  • Acesso a inquilinos de alto padrão:

Por possuir imóveis de alto padrão, os inquilinos acabam sendo empresas de grande porte.

  • Grande capacidade de diversificação e fracionamento do investimento:

O fato de um fundo imobiliário ser negociado em cotas permite que o investidor diversifique seus recursos em diversos fundos imobiliários e, com isso, dilua riscos.

  • Elevado payout (alta distribuição de dividendos):

Fundos imobiliários têm a obrigação legal de distribuir 95% dos lucros semestrais. Isso faz com que eles sejam excelentes geradores de renda. Melhores inclusive que a maioria das ações tidas como boas pagadoras de dividendos. 

  • Possibilidade de forjar juros compostos:

Definidos por Albert Einstein como a 8ª  maravilha do mundo, juros compostos tem a capacidade de turbinar a rentabilidade de um investimento no longo prazo. Fundos imobiliários permitem forjar juros compostos através do reinvestimento mensal dos dividendos.

  • Isenção tributária sobre os dividendos recebidos:

Os rendimentos distribuídos mensalmente para o investidor pessoa física são isentos de imposto de renda. Falaremos mais sobre as questões tributárias em um outro artigo.


Conclusão

Investir em fundos imobiliários é ser sócio de imóveis de maneira organizada e transparente. Possibilita receber dinheiro mensalmente em sua conta corrente da mesma forma que você receberia se comprasse um imóvel qualquer e alugasse para alguém.

Ok! “Mesma forma” é força de expressão. Na verdade, para o investidor que busca renda mensal, fundos imobiliários costumam distribuir dinheiro (dividendos) ao cotista com uma série  de vantagens que o investimento direto em imóveis não possui.

Além de ser uma excelente alternativa para aqueles investidores que sonham em comprar  imóveis para locação, mas não tem recursos para adquirir uma ou várias propriedades.

Fundos imobiliários são a maneira mais inteligente de realizar investimento imobiliário quando o objetivo é a renda mensal.

Comentários